Início » Colunas » Coluna do Verchai » Alisson brilha na Premier League. Emoção na reta final do Inglês

Alisson brilha na Premier League. Emoção na reta final do Inglês  

Alisson protagoniza cena inédita como goleiro do Liverpool e mantém clube na busca por uma vaga na próxima Liga dos Campeões.

Goleiro brasileiro Alisson brilhou ao fazer, de cabeça, gol em épica vitória do Liverpool na última rodada do Inglês (Foto: divulgação/LFC)

No noroeste de Londres, em West Bormwich, o Liverpool travou uma grande batalha com a principal equipe da cidade. Apesar de já estar matematicamente rebaixado, o West Bromwich Albion fez uma boa partida diante dos atuais campeões, tanto que saiu na frente do placar com Hal Robson-Kanu, após bela assistência do brasileiro Matheus Pereira. O Liverpool conseguiu deixar tudo igual ainda no primeiro tempo, quando Mané aproveitou um vacilo da defesa na saída de bola e deixou para Salah bater firme da entrada da área. Depois, foi pura luta, dos dois lados. Os Reds buscaram o gol a todo custo e o West Bromwich batalhou com afinco para somar pelo menos um ponto na rodada. Teve bola no travessão de Firmino ainda no primeiro tempo e, na etapa final, gol anulado de Mané pelo Liverpool e gol anulado de Bartley pelo West Brom. Então, no exato último minuto de jogo, quando parecia que não teria jeito de tirar a igualdade do placar, o Liverpool ganhou um escanteio e Alisson se mandou para a área adversária, em um ato desesperado (motivado pelo preparador de goleiros, John Achterberg, de acordo com o guarda-redes brasileiro). “Isso (o chamado do preparador) contribuiu. Foi o tempo de chegar. Ninguém notou minha presença” explicou Alisson, que apareceu livre de marcação na primeira trave e completou o cruzamento de Alexander-Arnold como um camisa 9: testando firme para o fundo da rede. Foi a primeira vez que um goleiro do Liverpool balançou as redes em toda a história do clube, que é conhecido por protagonizar feitos inesperados. Fica até difícil não acreditar que a equipe comandada pelo alemão Jürgen Klopp tem totais condições de tirar a diferença de um ponto do Chelsea, atual 4º colocado, nas duas últimas rodadas desta Premier League, ou até mesmo do Leicester City, 3º colocado, e ficar com uma vaga na próxima Liga dos Campeões.

Tudo sobre o encerramento da 36ª rodada da Premier League

A antepenúltima rodada da Premier League se encerrou no último domingo (16), com quatro partidas que mantiveram intensas as disputas pelas últimas vagas em competições europeias. A primeira disputa envolveu a honra de duas equipes que lutam no meio da tabela (sem chances de classificação para competições europeias e tampouco de serem rebaixadas). Crystal Palace e Aston Villa travaram uma bonita batalha em Londres, no Selhurst Park. Mesmo jogando fora de casa, o Aston Villa conseguiu ser mais efetivo e terminou o primeiro tempo vencendo por 2 a 1, mas acabou sofrendo com a pressão do Crystal Palace na etapa final, o qual conseguiu a virada e venceu por 3 a 2.

A segunda partida da Premier League, disputada no domingo, também foi em Londres. O Tottenham recebeu o Wolverhampton no Hotspur Stadium precisando somar os três pontos para se reestabelecer na luta por vaga na Liga Europa e seguir com chances, ainda que mínimas, de alcançar a 4ª posição e, assim, ficar com uma das vagas para a próxima Liga dos Campeões. Enfrentando uma equipe que ficou bem abaixo das expectativas nesta temporada e já não tem grandes pretensões na Premier League, ocupando a 12ª posição neste momento, o Tottenham conseguiu fazer a ‘lição de casa’. Harry Kane abriu o placar e se isolou na liderança da artilharia após receber lindo passe de Pierre Hojbjerg e ficar na cara do gol, precisando apenas tocar no canto para marcar. No segundo tempo, o próprio meia dinamarquês marcou o gol que decretou a vitória do Tottenham por 2 a 0, depois que o goleiro Rui Patrício espalmou para o meio da área uma finalização venenosa de Giovani Lo Celso, da entrada da área.

Por fim, em Liverpool, o Everton recebeu o lanterna e já rebaixado Sheffield United no Goodison Park e certamente deixou seus torcedores enfurecidos com a derrota sofrida em uma partida tão decisiva. A equipe comandada por Carlo Ancelotti oscilou bastante durante a temporada, mas se manteve firme na busca por um lugar em competições europeias até estas últimas rodadas. No último domingo, porém, depois de ter visto os principais concorrentes na busca por vaga na próxima Liga Europa, Tottenham e West Ham, somarem pontos e abrirem três pontos de vantagem, o 8º colocado Everton precisava somar os três pontos para igualar os 59 pontos do atual 6º colocado (Tottenham). O que aconteceu, no entanto, foi mais uma partida fraca do Everton, que levou o 1 a 0 logo nos primeiros minutos e, além de não ter conseguido reagir, quase perdeu por mais.

Prévia da 37ª rodada:

A penúltima rodada da Premier League começa já nesta terça-feira (18), com quatro partidas. Às 14 horas (de Brasília), o Southampton (14º) joga em casa contra o Leeds United (10º) com transmissão da ESPN 2 para a TV fechada, e o Fox Sports transmite, no mesmo horário, a partida do vice-líder, Manchester United, em Old Trafford, diante do já rebaixado Fulham (18º). Às 15 horas a ESPN Brasil transmite a partida do matematicamente campeão, Manhcester City, fora de casa, contra o Brighton & Hove Albion (17º). Finalmente, às 16:15 (horário de Brasília), acontece um confronto decisivo entre Chelsea (4º colocado com 64 pontos) e Leicester City (3º colocado com 66 pontos), no Stamford Bridge, em Londres, com transmissão da Fox Sports para a TV fechada. As equipes definiram o título da Copa da Inglaterra no último sábado (15), em Wembley, e o Leicester levantou o troféu pela primeira vez em sua história após vitória por 1 a 0. Agora, jogando fora de casa, os comandados de Brendan Rodgers precisam de um simples empate para continuarem razoavelmente tranquilos na zona de classificação para a próxima Liga dos Campeões. Já para o Chelsea, apenas a vitória interessa. Com 63 pontos (um atrás do Chelsea e três de distância para o Leicester), o Liverpool do brasileiro Alisson encerra a 36ª rodada na quarta-feira (19), às 16:15, jogando fora de casa contra o Burnley (15º).

banner bônus de boas vindas com a embaixadora do Betmotion, a atacante Cristiane

Deixe um comentário